1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

O voto

02 Agosto 2014

Hamilton Trindade (*)

As pesquisas eleitorais, mais recentes, estão colocando, mais uma vez, de lado os agoureiros de plantão, quando a margem de indecisos, se mostra cada vez menor, o que os impedem de influenciar no resultado da eleições majoritárias. São os mesmos agoureiros, ou parecidos com eles, que antes da Copa das Copas, realizada no Brasil, vociferavam, pela imprensa, que a Copa do Mundo, no Brasil, seria um fiasco. Malogrados, se voltaram contra a seleção de Felipão pelas duas derrotas acachapantes.

O POVO NÃO SUPORTA MAIS TRIBUTO

02 Agosto 2014

JORGE SILVEIRA

Se o prefeito Ruy Muniz buscava uma unanimidade contra sua administração, conseguiu com esta tal taxa de coleta de resíduos sólidos. O repúdio é total em toda a cidade contra a tal taxa do lixo. O vereador Claúdio Prates anuncia nas redes sociais que vai entrar na Justiça contra o assaque ao bolso do contribuinte. O deputado Humberto Souto também diz, no Facebook, que a cobrança é inconstitucional. Já há vereadores que votaram a favor da criação da taxa que agora falam em derrubar o monstrengo criado pelo prefeito. Na verdade, a cidade toda se levantou contra o prefeito. Nos pontos de ônibus, nos supermercados, nos clubes, nas padarias, em qualquer lugar que se vá, só se vê gente criticando a taxa e dizendo que não vai pagar. E descendo a borduna no prefeito.

Share

Grão Mogol possui mais histórias que pedras

01 Agosto 2014

Alberto Sena

Em Grão Mogol, se o morro do Pagão chamado também por nós de Catedral, se o morro do Pagão falasse, os quase seis mil habitantes do perímetro urbano ficariam surdos de tanto ouvir história escorrer despenhadeiro abaixo, capaz de inundar a cidade.

Aliás, Grão Mogol possui fartura de história mais do que de pedras. E veja pedra, aqui, é mato, deixaria o poeta Carlos Drummond de Andrade tropeçando nelas a cada passada.

Muitas das pedras falam. Desconfiam-se de que algumas gritam. Há quem diga possuir o dom de ouvi-las. Nem toda gente possui sensibilidade para entender o dizer das pedras de Grão Mogol.

A cada conversa com certas pessoas nativas, os chamados “tipos humanos”, a gente vai enriquecendo e aprendendo mais. Talvez o fato de ser cidade pequena e as pessoas se conhecerem e se reconhecerem no dia a dia, talvez por isso Grão Mogol possua um elenco significativo de “tipos humanos”, a exemplo de “Zé do Biscoito”, José Batista batizado, personagem de uma simplicidade de fazer gosto; e dona Lucinda, que à beira da miséria, viu saltar-lhe sobre o vestido, na margem do rio, um diamante; e a vida dela mudou.

Share

A CHUVA

01 Agosto 2014

Antônio Francisco Pereira

Sexta-feira. O dia amanheceu frio e chuvoso. Não aquela chuva escandalosa, com trovões, rajadas fortes, prenúncio do dilúvio, que chega destruindo meio mundo. Não. Esta é uma chuva fina, mas insistente, que anuncia o inverno. Chuva temporã. Águas que descem do céu, molham as calçadas, escorrem pelas ruas, regam as plantações, lavam a alma e purgam os pecados. Muitos não gostam de uma chuva assim. Principalmente na sexta-feira, com o céu nublado. Acham que São Pedro está de sacanagem, querendo atrapalhar o trânsito e os encontros furtivos do final de semana. Eu, ao contrário, adoro. Confinado em casa, tenho uma admiração atávica pela chuva leve, manhosa e insinuante, que convida para uma taça de vinho e revolve o baú de lembranças, resgatando doces memórias do menino que nadava nos rios e chapinhava nas trilhas molhadas a caminho da escola.

Share

RONALDINHO: TUDO UM DIA ACABA

01 Agosto 2014

Elismar Santos

Não se fala em outra coisa: Ronaldinho Gaúcho saiu do Galo. Depois de 754 dias, 88 jogos, 28 gols e 3 títulos, o Bruxo despediu-se da Massa Atleticana, para  a tristeza do meu amigo Milton Morais e vários outros alvinegros. Da minha parte, sou grato ao craque pela Libertadores, pelas belas jogadas e, principalmente, por ter elevado o nome do Galão a patamares inimagináveis, mas, estou certo, já era hora de partir. Afinal, tudo um dia acaba.

Share

Samu Macro Norte se estrutura para o atendimento a pessoas com infarto

01 Agosto 2014

Objetivo é reduzir tempo resposta no tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças cardiovasculares

Jerúsia Arruda

A partir deste mês de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Norte de Minas passa a operar com o sistema de tele-ECG, equipamento que possibilita a realização de eletrocardiograma em pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças cardiovasculares na própria ambulância.

Share

NOTA À IMPRENSA

01 Agosto 2014

Ocorrência de destaque envolvendo policial militar

Na noite de ontem, 31Jul, às 21h45min, no bairro Santo Antônio, a Polícia

Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica a qual resultou no socorro

e prisão de um homem de 40 anos, o qual estaria alcoolizado e agredindo

uma mulher, causando-lhe ferimentos na boca, e, ainda, de posse de uma faca,

ameaçando de morte um cidadão que tentava ajudar aquela vítima.

Share

TALENTOS DE NOSSA TERRA

01 Agosto 2014

Maria Luiza Silveira Teles

Minha alma se alimenta principalmente de Beleza e Amor. Sem esses elementos eu secaria como uma planta qualquer. Assim, para manter-me viva, busco sempre a beleza, não somente na Natureza, mas também nas artes.

Uma bela música, um poema, um romance, um belo quadro, uma escultura, preciso todos os dias desses bens preciosos que enriquecem e alargam meu mundo interior.

Fui, no dia do aniversário de minha grande amiga, Maristela Cardoso, assistir ao seu espetáculo com Diógenes Câmara, ambos grandes artistas. Ela, cantora e intérprete de primeira grandeza, e ele, um ator extraordinário, experiente nas tramas do teatro.

Share

Um Davi e centenas de Golias

01 Agosto 2014

Fernando Yanmar Narciso*

Jamais pensei que eu, que desde que me tenho por gente não dava a mínima pra futebol, teria uma conexão tão grande com a última Copa do Mundo. A copa no Brasil, que o mundo acreditava que acabaria sendo um desastre, terminou por calar a boca dos céticos, anarquistas de plantão e profetas do apocalipse. Na opinião da imprensa internacional, se não foi a melhor copa feita até então, certamente figura no Top 5.

Share

PSIU Poético

01 Agosto 2014

Abertas as inscrições para a edição 2014

Texto: Attilio Faggi Jr.

Foto: Fábio Marçal

Os interessados em participar da 28ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético "TRIPSIU - 3 anos celebrando 3 décadas" podem realizar a inscrição de seus trabalhos na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula, até o dia 29 de agosto. Poderão ser inscritos de um a três poemas que serão selecionados pela coordenação do evento.

Share

CONFLITO ENTRE TAXISTAS

01 Agosto 2014

Ministério Público recomenda intervenção da Polícia Militar em Montes Claros

Em resposta ao ofício enviado pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito (MCTrans), o Ministério Público recomendou que algumas providências sejam tomadas para conter o conflito entre os taxistas de Montes Claros.

Share

MONTES CLAROS

01 Agosto 2014

TRÊS MULHERES SÃO PRESAS POR ESTELIONATO

A Polícia Militar prendeu ontem, 31 /07, por volta das 11h30min, (três mulheres por suspeita de envolvimento em crimes de estelionato ocorrido na rua Dona Tiburtina, no bairro Morrinhos.

Share

“Desencontramento”

29 Julho 2014

Alberto Sena

Outro dia, deparei-me na internet com linda foto noturna de Montes Claros toda iluminada, parecia calçada de ouro, se não me engano focalizando o interior do Parque de Exposições João Alencar Athayde, e fiquei deslumbrado com a beleza do meu torrão natal.

Realmente, dependendo do equipamento fotográfico, dotado de lentes várias, inclusive grande angular, e do olho de quem está por trás da câmera, Montes Claros possui ângulos magníficos e pode vir a impressionar a quem não conhece a cidade ou quem conheceu e nela viveu em passado nem tão longínquo se levado em conta à relatividade temporal.

Só um insano da cachimônia entraria numa de querer barrar o tempo a fim de evitar as transformações e as intervenções na cidade desrespeitando a sequência do cumprimento do seu destino como polo de atração que sempre foi de tudo vindo do Nordeste brasileiro rumo à capital mineira ou São Paulo.

Share

MINAS AO LUAR

29 Julho 2014

Porteirinha terá seresta  neste sábado, na Praça Odilon Coelho

Neste sábado, 2 de agosto, acontece em Porteirinha mais uma edição do Projeto Minas ao Luar, com início às 21h na Praça Odilon Coelho, centro de Porteirinha. O evento tem entrada franca e é realizado pelo SESC de Minas Gerais. A abertura do evento ficará por conta da Banda Filarmônica Municipal de Porteirinha.

Share

TAXISTAS EM GUERRA EM MONTES CLAROS

29 Julho 2014

MCTrans solicita intervenção do Ministério Público para intermediar conflitos

Como foi amplamente divulgado, a Prefeitura de Montes Claros, através de um processo seletivo realizado este ano, autorizou a circulação de mais 76 táxis na cidade, que se juntaram aos 121 veículos já existentes. O objetivo foi a de levar melhorias para a população, já que a quantidade de táxis existente não atendia a demanda verificada. Só que com a chegada desses novos taxistas, alguns conflitos começaram a ser registrados. Placas de "ponto livre" desapareceram e câmeras de segurança instaladas no local registraram a presença de uma pessoa obstruindo as imagens que estavam sendo captadas.

Share

A VIDA É MUITO MAIS AGRADECER

28 Julho 2014

Wanderlino Arruda

É triste, muito triste, ver como o mundo se acha cheio de ansiedades, de conceitos puramente materialistas e utilitaristas. Pessoas e mais pessoas se esquecem da beleza da vida, da generosidade de outras pessoas, e se colocam como pequenos donos de um pedaço de meia-verdade, julgando-se numa independência que não existe. Esquecem-se de que a existência é um insistente ensino, uma perseverante luta pela felicidade e que só podemos ser felizes na caminhada solidária, de mãos dadas, unidos, com toda a alegria possível, com toda coragem, ou pelo menos com um pouco de sorriso em agradecimento à própria vida. De nada adianta o transbordamento das paixões, a manutenção de arestas morais, o narcisista, a supervalorização, a pretensão de domínio da inteligência ou do poder, o ódio sem direção ou direcionado. Tudo é vão, porque o viver é um crescimento espiritual de todo o tempo.

Share

PORTEIRINHA - NOVA PORTEIRINHA

28 Julho 2014

CAMIONETA DERRAPA NA PISTA MOLHADA E CAPOTA, MATANDO UMA CRIANÇA

A Polícia Militar registrou na tarde de ontem, 27 de julho, na rodovia que liga Porteirinha a Nova Porteirinha, um acidente com um Toyota Hilux, que resultou na morte de uma criança de 6 anos e em lesões graves em dois adultos.

Share

TRÁFICO DE DROGAS EM MONTES CLAROS

28 Julho 2014

MULHER É PRESA AO TENTAR ENTRAR EM PRESÍDIO COM DROGA NO ÂNUS

Uma mulher foi presa na manhã de ontem, 27/07, ao tentar entrar no Presídio Regional, em Montes Claros, com sacos plásticos contendo 6 porções de maconha introduzidos no ânus. Ela foi surpreendida portando celular e drogas por agentes prisionais durante os procedimentos de segurança realizados nas visitas aos detentos.

Share

NEWTON PRATES: UM MONTES-CLARENSE ILUSTRE E ESQUECIDO

28 Julho 2014

Itamaury Teles (*)

Confesso haver pesquisado sobre a vida e obra do Jornalista Newton Prates por  dever de ofício, como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, pois necessitava escrever – como é de praxe – o elogio ao  patrono da cadeira que ocupo, a de número 84.

Logo nos primeiros textos a que tive acesso, agigantava-se em mim a admiração pelas qualidades inatas desse montes-clarense, nascido em 31 de março de 1905, no então distrito de Coração de Jesus. Recebera, na pia batismal, o nome de Januário Newton Prates, em homenagem ao seu avô Januário Lafetá, o famoso Conde.

A infância e os primeiros anos da juventude passou em Montes Claros. Nesta cidade, sua vocação aflorou-se, quando ainda aluno do Grupo Escolar Gonçalves Chaves. Nessa época, Newton Prates – como era conhecido – já fazia jornais manuscritos, com destaque para "O hóspede" e "Vênus", com a ajuda de Cyro dos Anjos, o grande amigo de toda a vida. Ambos cursaram o Grupo Escolar Gonçalves Chaves, alunos da professora Eponina Pimenta, que era pouco mais velha que seus alunos, com apenas 12 anos de idade.

Após sair do “Gonçalves Chaves”, Newton Prates foi para a Escola Normal e, ali, continuou a fazer jornais manuscritos.

Em 1922, transferiu-se para Belo Horizonte, onde concluiu os estudos secundários e dedicou-se à vida na imprensa.

Share

O sol que nos recobre

28 Julho 2014

Mara Narciso

Os humanos do século XXI estão se tornando inválidos. Têm as juntas emperradas, a musculatura fraca, as forças adormecidas e uma dominante preguiça de se mover. As crianças de hoje, ainda que maiores e mais pesadas, caso fossem colocadas num cabo de guerra, dez de cada lado, contra as crianças que foram os seus avós, perderiam feio. Seriam jogadas ao chão. Estes mesmos avós podem ter sido mais desnutridos, tido mais vermes, porém, andavam e corriam. A regra hoje é ficar sentado comendo, apertando botões ou tocando em telas. Ninguém dá mais que dois passos, não lava uma roupa, nem abre portão ou vidro de carro, nem anda para atender telefone, nem para mudar o canal de televisão. Daí a fraqueza reinante e a necessidade de ir à academia.

Share

Menu Único