1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

LATINÓRIO NO BRASÃO

06 Julho 2014

Itamaury Teles (*)

Tempos atrás, por meio de mensagem eletrônica dirigida a jornais de Montes Claros, o meu conterrâneo Dílson Pereira indagou-me publicamente sobre o significado da frase latina contida no brasão de Porteirinha, nossa cidade natal.

O Dílson não soube precisar, então, o dístico latino, dizendo ser “mais ou menos” “perflorea pura excet labor”.

Num esforço ingente, compulsei velhos livros latinos e ouvi ex-seminaristas em busca da tradução. E chegamos à conclusão de que a frase, tal qual apresentada, não tinha significado algum.  Por isso, fui mais longe, em busca da chave para aquela inusitada expressão.

Encontrando-me na Capital, no meu deambular peripatético na Praça da Assembléia, avistei-me com o amigo Márcio Roberto Vieira e compartilhei com ele as minhas apreensões latinas. Chegamos à conclusão que a frase correta talvez fosse “perfloret pura excepit labor”, traduzível por “cobre-se de flores apenas quem trabalha honestamente”.

Share

“Deus ajuda, mas amarre o seu camelo”

06 Julho 2014

Alberto Sena

Toda vez ao trafegar pela BR 251, saindo de Grão Mogol para Montes Claros, e vice versa, a primeira providência deve ser entregar-se à Divina Providência. Há um ditado importado da região do Oriente-Médio que diz: “Deus ajuda, mas amarre o seu camelo”.

É necessário ter ao volante alguém experimentado, porque o trânsito de veículos chega às raias do absurdo e as ultrapassagens também.

Share

POLÍCIA DESBARATA QUADRILHA

06 Julho 2014

ARROMBADORES DE CAIXAS ELETRÔNICOS NO NORTE DE MINAS SÃO PRESOS

As Polícias Militar e Civil, prenderam, na madrugada deste sábado (05Jul), seis pessoas por envolvimento na explosão de um caixa eletrônico na cidade de Varzelândia.

As prisões aconteceram após as Polícias receberem denúncia anônima de que um bando específico estaria agindo na região do norte de Minas e, após trabalho conjunto dos setores de Inteligência das duas Corporações, foram flagrados, nesta madrugada,  naquela cidade.

Share

CAMINHANDO E CLICANDO

05 Julho 2014

VELHO CHICO AGONIZA

Texto e fotos: Itamaury Teles

Desde 1976, o Rio São Francisco não se apresenta com nível d'água tao baixo. Aliado a esse fato, o assoreamento de seu leito - resultado de anos de degradação das matas ciliares - vem causando dificuldades à navegação, há bastante tempo. Agora, até mesmo a balsa, que operava na travessia de veículos, na cidade de São Francisco, teve que paralisar suas atividades, por recomendação da Marinha, desde ontem. Com isso, travessia só mesmo em pequenos barcos, que ainda conseguem ziguezaguear por entre os bancos de areia. A solução para o problema.é a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, prometida pelo ex-Governador Anastasia. A esperança, agora, é que o seu substituto, Alberto Pinto Coelho - cuja mulher é sanfranciscana -, venha a autorizar a importante obra, no apagar das luzes do seu curto mandato.
Share

Copa do Mundo

05 Julho 2014

Petrônio Braz

Há menos de cinco meses, mais de sessenta por cento dos brasileiro se opunham à Copa do Mundo em razão dos volumosos gastos públicos com os investimentos superfaturados, mas necessárias à sua realização em nosso território. Mas não se opunham ao futebol (a paixão do brasileiro). Hoje, semanas após o início da competição, quase setenta por cento da população aderiu a ela e se veste de verde e amarelo. Na romaria de Serra das Araras, no dia 13 de junho passado, a vila parou, a igreja ficou vazia. O povo concentrado em frente às televisões, torcendo pelo Brasil, sentindo cada lance, vibrando, retraindo, lamentando e gritando.

A Copa despertou nos cidadãos o sentimento de nacionalidade, de pátria. Muitos escritores definiram “pátria”, mas fico com o conceito abrangente de Alexandre Herculano:

Share

PEDE BEIJO, LEVA TIRO

05 Julho 2014

MENOR É ALVEJADO APÓS PEDIR BEIJO A SOBRINHA DE TRAFICANTE

Um adolescente, de 16 anos, foi atingido por tiro disparado por outro menor, na noite de ontem, em Montes Claros. A tentativa de homicídio ocorreu na rua Dezessete, bairro Santo Antônio. De acordo com a vítima, ele estava na rua quando foi alvejado com um disparo de arma de fogo. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU para o Pronto Socorro da Santa Casa com um ferimento na altura do tórax.

Share

UM HOMEM, UMA MULHER...

04 Julho 2014

DUAS MORTES EM ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MONTES CLAROS

A madrugada desta sexta-feira, 4 de julho,  foi marcada por dois acidentes automobilísticos que ceifaram a vida de um homem e de uma mulher, em Montes Claros.

Share

FUGA FRUSTRADA

04 Julho 2014

PRESO ESCONDIDO EM BURACO, APÓS SALTAR MURO DE 7 METROS DA PENITENCIÁRIA DE FRANCISCO SÁ

Na manhã de ontem, 03/07, por volta das 10h40min, a Polícia Militar foi acionada pela administração da Penitenciária de Francisco Sá para conter uma fuga de preso que estaria acontecendo no local.

De posse de informações que davam conta de que um dos detentos da penitenciária, um homem de 37 anos, teria empreendido fuga após receber a notícia, através de seu advogado de que sua audiência teria sido adiada, notícia esta que não o agradou e fez com que ele abrisse a algema que o prendia e fugisse, saltando um muro de aproximadamente 7m (sete metros) de altura, embrenhando-se em um matagal das proximidades, foram empenhados todos os esforços disponíveis para o local, juntamente com o apoio das guarnições de Montes Claros, Capitão Enéas, Caçarema e a aeronave Guará 01, que realizaram cerco nas imediações da Penitenciária e obtiveram êxito na captura do detento, que estava homiziado em um buraco à beira do Rio Riachinho.

Share

POR DETRÁS DO MEU RAY BAN

04 Julho 2014

DONA YVONNE RECEBE MEDALHA DE OURO

A presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne de Oliveira Silveira, foi agraciada, nesta quinta-feira, com a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. A entrega da importante peça cunhada, em ouro 18 quilates, ocorreu dentro das comemorações dos 157 anos da cidade de Montes Claros, que deixou de ser Vila, em 1857, embora já fosse emancipada - com câmara e chefe do executivo autônomos - desde 13 de outubro de 1832.

A mais alta comenda do legislativo montes-clarense é concedida anualmente, no dia da cidade, 3 de julho, a apenas um homenageado. No final do mês passado, por unanimidade e consensualmente, os vereadores de Montes Claros decidiram pela concessão da Medalha a dona Yvonne de Oliveira Silveira, que em dezembro de 2014, completará 100 anos.

Dona Yvonne Silveira foi professora, de Português e Literatura, de várias gerações de montes-clarenses e norte-mineiros, sendo reverenciada sempre por seus alunos. É de sua autoria a letra do Hino de Montes Claros, em parceria com  Clarice Sarmento, que o musicou. Além disso, é autora de livros de crônica, de poesia e de história dos municípios de Francisco Sá e Montes Claros.

À sessão solene compareceram familiares, amigos, confrades e confreiras das academias de que a homenageada participa na cidade. Muito emocionada, fez belo discurso, aplaudido de pé por todos os presentes.

Na mesma reunião, o Deputado estadual Carlos Pimenta recebeu igual medalha, relativa ao ano de 2013, que não fora entregue à época, por ter havido manifestações populares que comprometeram a realização da sessão solene, ano passado, no dia 3 de julho.

ANIMAIS MORTOS EM RIACHO DOS MACHADOS

Os órgãos do meio-ambiente precisam investigar, cuidadosamente, a causa da morte de animais, às margens do rio Ribeirão, no município de Riacho dos Machados.  Segundo informações obtidas pelo jornalista Oliveira Júnior, de Janaúba, foram encontrados raposas, gambás e veados mortos, preocupando o fato de o dito rio passar nas imediações de área de mineração, que utiliza produtos químicos na extração de ouro. Preocupação maior ainda é que o rio Ribeirão deságua logo abaixo no rio Gorutuba, que abastece Janaúba, Nova Porteirinha e projetos de irrigação...

Share

O ESTAGIÁRIO

03 Julho 2014

Antônio Francisco Pereira (*)

O estágio dura nove meses e, nesse período, tudo se transforma. No início, quando chega, ele nem é notado, de tão pequenininho. Tem alguém aí?, pergunta a mulher, ansiosa. Tem sim, responde o instinto materno e confirmam, logo depois, os primeiros exames. Aí começa uma revolução, dentro e fora do casulo uterino. Primeiro, as trombetas anunciam a boa nova aos parentes e amigos. E ele (ou ela) ali quietinho, ainda sem saber de nada. Sem forma e movimento. Sem saber que começou seu estágio para a vida naquela redoma protetora, fora da qual o mundo trepida, se agita e às vezes se engalfinha.

Mas, aos poucos, o pequeno estagiário vai-se desenvolvendo, ocupando espaço e provocando reações na matriz que o acolheu tão calorosamente. Agora, passados alguns meses, já não há como escondê-lo. Ele ainda não é visto, mas se anuncia a todo o mundo. Já tem nome. É percebido na protuberância do ventre, no inchaço do rosto, no intumescimento dos seios e, sobretudo, no olhar de felicidade da mãe. Adquiriu direitos. Conquistou preferência nas filas, nos assentos e nas vagas de estacionamento.

Share

Retrocesso na política de resíduo sólidos

03 Julho 2014

José Ponciano Neto (*)

Há quase dois meses, em  25/06/2014, foi aprovado pela  Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - ALMG,  em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 4.051/13 que, proíbe a incineração de lixo no território mineiro, por prejudicar o processo de destinação final  do lixo urbano e industrial. Essa proibição abrange também as concessões públicas para empreendimentos que promovam o aproveitamento energético a partir da incineração de resíduos sólidos oriundos da coleta convencional.

Depois da demora para a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010 e de vários debates nas Conferências do Meio Ambiente Estaduais e Federal, estas úlltimas em 2013, vem este absurdo. Proibir qualquer incineração de resíduos sólidos, desde incineração de resíduos domésticos (não orgânicos e não recicláveis) até a incineração para geração de energia (termoelétrica, e todo e qualquer tipo de tratamento térmico, é uma  medida que representa um retrocesso.

Share

MONTES CLAROS

03 Julho 2014

Maria Luíza Silveira Teles

 

Ah, Montes Claros,

que saudade tenho de ti!...

A Montes Claros

de minha mocidade,

Do colégio Tiradentes

no velho prédio...

Dos clubes volantes

de nossos amores...

Share

Façam bom proveito de seu caos!

03 Julho 2014

Fernando Yanmar Narciso*

Nelson Mandela acreditava que, dentre todas as formas de se expressar, o esporte tem uma estranha capacidade de rir da cara das diferenças entre as pessoas e sintonizá-las em torno de um objetivo em comum. Só o esporte pode anuviar a alma e reavivar a esperança onde antes havia só desespero. Foi com essa ideia que ele uniu negros e africâneres em torno da Copa do Mundo de Rugby em 1995, evento que ele tratou de politizar e usar como o instrumento de redenção das vítimas da apartheid.

Faltando dois dias para o primeiro apito da Copa no Brasil, praticamente o mundo todo tinha certeza absoluta que nosso pobre e incapaz país estava a ponto de passar uma vergonha fenomenal. Os atrasos nas obras de infra-estrutura e dos estádios- perdão, “arenas”, eram alvo de terrorismo não apenas da imprensa nacional como da mundial. Então, vieram as mais que previsíveis acusações de roubalheira e superfaturamento de obras, greves de motoristas de ônibus e metroviários, a também compreensível ameaça de caos aéreo e dos movimentos anarquistas de rua e a hecatombe era uma certeza.

Share

CAMINHANDO E CLICANDO

02 Julho 2014

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DESFIGURADO

Texto e fotos: Itamaury Teles

Fui tomado por grande susto quando vi a imagem de um tapume vermelho à minha frente. O que fizeram com o belo prédio do antigo Fórum de Porteirinha? As janelas já haviam sido descaracterizadas para abrigar a Companhia da PM na cidade. Agora, soube, botaram o antigo prédio no chão para ali construir modernoso prédio para a corporação militar. Assim, está mais pobre o patrimônio arquitetônico  da antiga Capital Mineira do Algodão, embora, ao que se saiba, não fosse o imóvel tombado. A nova sede da PM na cidade poderia ser, muito bem, construído em terreno mais amplo, noutro local e não, necessariamente, em pleno centro antigo da cidade. Agora, "a Inês é morta."

Share

MEDALHA DE HONRA A MONTES CLAROS

02 Julho 2014

CARLOS PIMENTA (2013) E YVONNE SILVEIRA (2014) RECEBEM MEDALHA DE OURO NO "DIA DA CIDADE"

O MINAS LIVRE recebeu do Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, e agradece,  o convite abaixo, para as solenidades de entrega da "Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros". Excepcionalmente, duas personalidades receberão a comenda amanhã, dia 3, às 9 horas, na Câmara Municipal: o Deputado Carlos Pimenta (laureado em 2013) e a Professora Yvonne de Oliveira Silveira (a homenageada deste ano de 2014).

Veja abaixo os termos do convite:

"Em comemoração ao 157º aniversário de emancipação político-administrativo de Montes Claros, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antonio Silveira de Sá (Dr. Silveira) e demais vereadores, têm a honra de convidá-lo (a) para Reunião Solene desta Casa,  na qual será realizada entrega da "Medalha Ivan José Lopes de Honra de Montes Claros" à Presidente da Academia Montesclarense de Letras, professora Yvonne de Oliveira Silveira e ao Deputado Estadual Carlos Welth Pimenta de Figueiredo, conforme resolução de autoria da Mesa Diretora.

Local: Câmara Municipal de Montes Claros

Hora: 09/30 horas"

"DAMA DAS LETRAS"

Share

EXPOMONTES 2014

02 Julho 2014

POLICIAMENTO OSTENSIVO DURANTE A MOSTRA AGROPECUÁRIA EM MONTES CLAROS

Durante a realização da 40ª EXPOMONTES, será implementado policiamento ostensivo, com a presença constante de 100 militares, de forma a garantir a realização da mostra agropecuária com toda segurança, incluindo a integridade física das pessoas e a incolumidade do patrimônio público e privado, além do controle do trânsito externo. Atenção especial será dedicada aos horários de maior afluxo de pessoas, das 19 às 2 horas.

A 40ª Exposição Exposição Agropecuária de Montes Claros - “EXPOMONTES”, promovida pela Sociedade Rural local, ocorrerá de hoje até o próximo dia 13, nas dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde, com expectativa de público superior a 300 mil pessoas, nos 12 dias de sua realização. Dentre os eventos programados está previsto a realização de shows com bandas e artistas de renome.

Share

COM OS OLHOS NAS LETRAS DE PERÉ, “À LA RECHERCHE DU TEMPS PERDU”

02 Julho 2014

Felicidade Patrocinio (*)

Como Luis Carlos Novaes - o PERÉ - eu também vivi no tempo dos sonhos.

Eu chegara um pouco antes. Mesmo assim, ambos estávamos lá, no tempo do apelo à vida, no tempo e espaço das revoluções sexual, social e tecnológica. Percorria o mundo uma intensa vibração: a palavra vida confundira-se com o verbo que gerou, exigindo a ação do viver iminente. Vivia-se o “sonho hippie onde tudo era permitido”.

Entre as duas décadas - sessenta e setenta - o mundo se encontrava em convulsão e era “preciso amar como se não houvesse amanhã”. Surgira a pílula anticoncepcional liberando as mulheres do determinismo natural.  Liberdade! O homem conquistou o espaço e desembarcou na lua. Mas, os garotos “que como eu cantavam a vida e a liberdade e amavam os RollingStones”, morreram no Vietnã.

Share

FALSA DENUNCIA DE ROUBO

02 Julho 2014

HOMEM É PRESO POR COMUNICAÇÃO FALSA DE CRIME EM MONTES CLAROS

Fato no mínimo inusitado ocorreu na manhã de ontem, por volta das 10h30min, na rua Coronel Coelho, bairro Esplanada, mais precisamente na sede da 145ª Cia PM. Um homem de 19 anos foi preso pela PM  por comunicação falsa de crime.

Share

ACIDENTE FATAL

02 Julho 2014

Homem cai de moto e morre em São João do Paraíso

Um homem de 39 anos perdeu a direção de sua moto e acabou falaecendo, na Zona Rural de São João do Paraíso.

O acidente, segundo a  Polícia Militar registrou,  ocorreu na madrugada de hoje, 02/06, na Fazenda Lagoa da Veada, na zona rural de São João do Paraíso.

Share

Inconsequência ( suicídio )

01 Julho 2014

Hamilton Trindade

Política, como dizia um dos maiores políticos da hodiernidade, Hélio Garcia, não se ensina, se vivencia. A cada eleição. O que se desenha, pelo País, nas atuais eleições, colocadas em cheque as experiências e as vivências, com todas as suas regras e ensinamentos. Há, no entanto, personagens, que, premidos ou não, por companheiros e correligionários, desconhecem e não querem seguir o caminho natural dos processos, tomando a contra-mão, a despeito do prejuízo aos outros companheiros de campanha.

Share