1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

MAIS SANGUE NA BR-251

19 Fevereiro 2014

Dois acidentes deixam múltiplas vítimas, três delas fatais

Jerúsia Arruda

Três pessoas morrem e várias ficam feridas em acidente ocorrido por volta das 8h desta quarta-feira (19/02), na BR-251, a 500 m da entrada de Riacho dos Machados, no Norte de Minas. O acidente envolveu uma van Sprinter com placa JOS-7585, de São Bernardo do Campo/SP, e um ônibus escolar, com placa GUP-2125, de Grão Mogol/MG, que transportava crianças de comunidades rurais da localidade para a escola estadual de Barrocão.

Share

VERGILIUS

17 Fevereiro 2014

Wanderlino Arruda

De todos os grandes nomes da arte universal, creio que o mais destacado amigo da Natureza tenha sido o poeta Vergílio, romano nascido em Andes, pertinho de Mântua, norte da Itália. Longe de ser nosso contemporâneo pelo nascimento, pois, de 70 antes de Cristo, é ainda de nosso tempo pela atualidade das suas ideias, da intransigente defesa de tudo que é natural, disposição íntima e política digna de ecologista do fim do Século XX. Tudo em Vergílio era de uma simplicidade a toda prova e vivia ele a cada som e casa matiz de todas as auroras. Homem íntegro, conversava naturalmente com reis ou pastores, tanto podendo conviver com os nobres dos palácios como com as crianças das campinas, dos flocos de neve das montanhas. As estrelas ou os rouxinóis, as tempestades ou o orvalho, os voos dos pássaros ou o despertar das flores, tudo para ele era música do coração, alegria dos olhos, inspiração da alma. A beleza do mundo e da vida era a melhor matéria-prima para seu trabalho, o ofício de poesia, luz que daria sempre maior brilho à sua inteligência.

Share

A gravidez enforca

17 Fevereiro 2014

Mara Narciso
A sociedade tem a corda opressora da maternidade que aperta o pescoço da mulher sem ela se dar conta disso com exatidão. Faz a sua cartilha, e mulheres independentes, casadas e com suas vidas sociais, afetivas e profissionais sanadas, se veem contra a parede para viver conforme lhes foi determinado. Abriu o livro, agora leia! O motivo de não quererem ser mães, é pecado inconfessável, e se ainda assim, num último minuto, resolverem sê-lo, será preciso enfrentar a análise dos outros e as suas próprias, pois lhes foi incutido que “ser mãe é padecer no paraíso”.
Duas mulheres conversam:
- Estou grávida!

Share

“JESUS, CAUSA MORTIS”

17 Fevereiro 2014

Felicidade Patrocínio

Termino a leitura deste documento tão importante - “JESUS, CAUSA MORTIS” de autoria de MANOEL HYGINO DOS SANTOS- mas não consigo fechar o livro. É verdade, foi preciso reunir coragem para lê-lo.
Assim que o tive nas mãos, gastei um bom tempo admirando a encadernação, a qual se apresenta numa estética irrepreensível. Fui abrindo aos poucos, folheando as páginas em busca dos títulos dos capítulos e das ilustrações. A lentidão com que o fazia é atípica ao ritmo do meu uso do tempo de vigília. Tentava disfarçar em curiosidade o que, na verdade, era um desejo grande e, ao mesmo tempo, o medo de enfrentar o personagem. Conhecedora da fama do escritor nos quesitos seriedade profissional, inteligência, profundidade intelectual e sensibilidade, intuí que a leitura deste seu texto iria mexer de alguma forma com as minhas emoções. Foi o que aconteceu. De maneira radical, JESUS, CAUSA MORTIS” clarificou para mim o que pode vir a ser esta realidade controversa e enigmática - o ser humano, ao mesmo tempo em que me apresentou a dimensão do sofrimento que um DEUS, feito homem, suportou em nome do AMOR.

Share

Urbanismo – Ciclovia e Ciclofaixa em Montes Claros

17 Fevereiro 2014

Áurea Fagundes (*)
Alguns aplaudiram a iniciativa da Administração Municipal de implantar a “Ciclovia” ao longo do trecho da Avenida Mestra Fininha, no Bairro Morada do Sol. Este espaço, há décadas foi eleito pela população local como lugar de prática esportiva, seja pela largura da avenida, ou pelo clima agradável do ambiente propiciado pelas sombras das frondosas árvores que ali resistem há anos e pela proximidade aos três Parques de Preservação Ambiental da Cidade. As pessoas gostam de fazer suas caminhadas ou corridas diariamente naquele lugar. Oportunidade que exercitam o corpo e cuidam da saúde física e mental, pois o momento convida ao desfrute de uma boa prosa ao longo do caminho - dizem até que é a terapia diária.

Share