1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Turismo e Ecologia

11 Julho 2014

Parque da Lapa Grande será aberto para visitação pública, sábado

Texto: ASCOM

Fotos: Fábio Marçal

A partir deste sábado, 12, o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, será aberto para visitação pública. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 09, durante visita técnica realizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para apresentação das duas trilhas que serão utilizadas pelos visitantes do Parque. Participaram da visita o secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Marques, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alceu Marques, o diretor geral do IEF, Bertholdino Apolônio, além de autoridades civis, militares, e representantes de ONGs e outras instituições.

Share

Boladas no céu da boca

10 Julho 2014

Fernando Yanmar Narciso*

De todas as virtudes do povo brasileiro, a soberba não deveria jamais constar na lista. Justiça seja feita: Eram 32 times, representando 32 nações, todas elas de olho na “Taça” Fifa- um artefato indecifrável, que até hoje creio ter sido projetado por extraterrestres- e na consagração máxima diante dos olhos do mundo. Então, não foi arrogância de nossa parte quando acreditamos que, pelo simples fato de termos recriado o esporte à nossa maneira há 60 anos, monopolizado o “caneco” cinco vezes e sermos o país-sede do torneio, nossa vitória já era certa e sabida?

Humildade sequer entrou na pauta da atual seleção brasileira. Era vencer ou vencer, como disse o Parreira. Derrota simplesmente não foi uma opção a ser discutida com o time. A História nos provou inúmeras vezes que toda vez que a seleção e a torcida se deixam contagiar pelo detestável clima de “já ganhou”, o resultado é catastrófico.

Share

40ª Expomontes

10 Julho 2014

Inaugurado Memorial da Sociedade Rural

Foi inaugurado durante a 40ª Expomontes o Memorial da Sociedade Rural. No local, parte da história da entidade, que iniciou sua trajetória de trabalho e de empreendedorismo no dia 21 de junho de 1944, quando foi fundada a Sociedade Agropecuária de Montes Claros, tendo como presidente o agropecuarista João Alencar Athayde. Em 1951, mais precisamente no dia 20 de fevereiro, o nome da entidade passou a ser Associação Rural de Montes Claros, sendo alterado novamente em 28 de julho de 1975 para Sociedade Rural de Montes Claros. O acervo em exposição é composto por imagens e objetos.

“Aqui está presente apenas 30% das fotografias e objetos históricos e, ao longo do tempo, serão adicionados outros itens ao Memorial”, afirmou Osmani Barbosa Neto, Presidente da Rural.

Share

ACIDENTES DE TRÂNSITO PREOCUPAM

10 Julho 2014

Autoridades discutem soluções para reduzir o grande número de ocorrências, em Montes Claros

Jerúsia Arruda

Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte) apresentaram ao Comitê de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Montes Claros um diagnóstico dos atendimentos realizados pelo serviço no município em decorrência de acidentes de trânsito. A reunião do GGI-M aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10/07, no Gabinete do Prefeito e contou com a participação de representantes dos diversos órgãos de segurança e defesa social do município que compõem do GGI-M.

Share

“Do Tamanho do Nosso Amor”

10 Julho 2014

Chitãozinho & Xororó apresentam-se nesta sexta, na Expomontes

Show terá composições inéditas e novas roupagens de grandes sucessos da carreira

Chitãozinho & Xororó apresentam a turnê “Do Tamanho do Nosso Amor” , nesta sexta, 11 de julho, a partir das 22 horas na 40ª Expomontes, no Parque de Exposições da cidade. Este novo show é baseado no CD e DVD “Do Tamanho do Nosso Amor”, lançados em novembro de 2013 e gravados ao vivo no Wood´s Bar de São Paulo, com produção de Fernando Zorzanello (da dupla Fernando e Sorocaba), participações especiais de Dexterz (projeto de música eletrônica composto pelo baterista Junior Lima, pelo DJ Julio Torres e pelo violinista Amon Lima), do rapper Cabal e de Fernando e Sorocaba.

Share

Festival de Inverno de Grão Mogol

10 Julho 2014

Abertura será na noite de hoje, no Presépio

Alberto de Sena Batista

O prefeito de Grão Mogol, Jéferson Augusto de Figueiredo vai recepcionar o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Eduardo Bernis, na abertura oficial do I Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, às 19h, no Presépio Natural Mãos de Deus. Prefeito, reitor e secretário serão recebidos por Lúcio Bemquerer, construtor do presépio, obra considerada a maior do mundo na sua categoria de natural, perene e a céu aberto.

Share

ASSALTO EM MONTES CLAROS

10 Julho 2014

PM PRENDE DOIS SUSPEITOS E USA PISTOLA TASER PARA CONTER ADOLESCENTE

Dois rapazes acusados de assalto foram presos ontem, 9 de julho, por volta das 19h50, em Montes Claros. Na oportunidade, um menor também foi apreendido.

Share

TRÁFICO DE DROGAS EM MONTES CLAROS

10 Julho 2014

POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITOS

A Polícia Militar prendeu na noite de ontem, 9 de julho, dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em bairros de Montes Claros. Três menores também foram apreendidos.

A primeira ocorrência foi na rua Quinze, Conjunto Joaquim Costa, quando equipe de militares visualizaram três indivíduos em local conhecido nos meios policiais pela intensa comercialização de drogas. Ao visualizarem a viatura policial, um deles tentou fugir e arremessou uma embalagem contendo vinte e duas buchas de maconha, que foi apreendida. Os suspeitos D. O. R. de 21 anos e A. S. A. de 34 anos foram presos. Um adolescente de 16 anos, foi apreendido. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, juntamente com o material encontrado.

Share

O CAMPO É NOSSA RAIZ

09 Julho 2014

Osmane Barbosa Neto (*)

Muitos caminhos me trouxeram a Sociedade Rural. A prática de minha atividade econômica, a história de minha família, o convívio com amigos e o compartilhamento do afeto a este lugar. Lembro-me com saudade de pessoas, de lugares, de dias felizes neste parque. Como muitos de nós, acompanha-me a sensação de menino que esperava ansiosamente pelas exposições e a alegria desses dias de festa.

Ao chegar para minha primeira administração vim movido por essa bagagem e pela imensa vontade de servir à classe e a essa entidade. E já se vão 4 anos.

Share

CAMINHANDO E CLICANDO

09 Julho 2014

HÁ UM FORNO NA PRAÇA DA MATRIZ, HÁ UM FORNO...

Texto e fotos: Itamaury Teles

 

O que estará ainda fazendo esse prosaico forno de beiju, em pleno passeio, na Praça da Matriz, em Montes Claros? Deve ter sido construído para as Festas de Agosto do ano passado. No mínimo, enfeando a paisagem e atrapalhando a passagem. Além de servir de lixeira auxiliar, já que há outra ao lado.

O mais grave nisso tudo é que o conjunto urbanístico da Praça Dr. Chaves, conhecida por Praça da Matriz, é bem tombado pelo município
Share

MONTES CLAROS QUE CONQUISTA

09 Julho 2014

Larissa Paixão Durães

Conversando com os agentes da Polícia Federal de Montes Claros, o senhor Assunção, policial, e o escrivão Marco Antônio, foi  constatado que hoje em Montes Claros e nas redondezas do Norte de Minas residem permanentemente cinqüenta e sete estrangeiros de várias nacionalidades. E de que existem noventa com um visto temporário mais ou menos de dois anos, com direito a renovação. Eles afirmam que “até hoje nunca tivemos problemas de ordem pública ou de casos de comportamento impróprio com nenhum deles”. O senhor Marco Antônio diz que “Montes Claros já se pode ver como uma cidade internacional porque temos italianos, africanos, espanhóis, argentinos, portugueses, franceses, chineses, dinamarqueses e outras cidadanias que residem aqui ou nos arredores de Montes Claros. E estes estrangeiros estão ajudando na economia e desenvolvimento da cidade.

A cidade além do Sertão

O senhor Giuseppe Maurizio Colombo, italiano, veio para o Brasil com a esposa que é montes-clarense e a filha deles a oito anos atrás. “Foi uma decisão pensada e ponderada”. Para ele, “o Brasil e Montes Claros são sinônimo de futuro próspero porque enquanto no mundo se vive um momento de crise, ainda se pode apostar no Brasil e em Montes Claros como algo novo e bom”. Para o senhor Giuseppe, “Montes Claros é uma cidade familiar.” 

Share

SAMU MACRO NORTE

09 Julho 2014

100% DOS ATENDIMENTOS NO TRÂNSITO ENVOLVERAM MOTOCICLISTAS

Jerúsia Arruda

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Macro Norte) realizou 41 atendimentos em Montes Claros na terça-feira, 8 de julho.

- Foram 12 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito, todos envolvendo motocicleta.

Share

Copa 2014, triste “mineiraço”

09 Julho 2014

José Ponciano Neto (*)

Hoje em dia, fala-se muito da importância do esporte na formação das crianças e dos adolescentes. Alias, sempre foi!

Mas como fica a criança de hoje que torce, grita, escala o time e chora como gente grande diante das derrotas?

Felipão arrogante, é daqueles que NÃO usa o nome de Deus nas suas entrevistas e palestras. “Se acha”!

- Voltando atrás. Pessoas que usam muito Deus na sua fala  podem desconfiar. Além de arrogante, é prepotente e velhaco.  Tudo tem que ser com fé e dosado.

Share

POR DETRÁS DO MEU RAY BAN

08 Julho 2014

SELEÇÃO HUMILHA POVO BRASILEIRO

O Facebook me pergunta no que estou pensando. Poderia ser outra coisa a não ser no vexame da Seleção nesta Copa? Timinho medíocre, que não vinha convencendo ninguém, seguindo a trancos e barrancos -, como se tudo estivesse armado para ele ser campeão.

Formado por jogadores "estrangeiros", convocados mais por interesses de marketing que de competência nas quatro linhas do gramado, deu no que deu. Perdeu por 7 a 1, em pleno Mineirão, com o apoio de numerosa e empolgada torcida...

Enquanto os outros times treinavam com afinco - e escondido dos holofotes da mídia - o time de Felipão participava de sessões com psicólogos, para deixarem de ser "bebês chorões"... Os jogadores gostavam mesmo era de mostrar penteado novo, chuteiras douradas e de grife, mas futebol de várzea.

Enquanto isso, times bem montados e com resultado conquistado a duras penas, como o Cruzeiro - campeão nacional ano passado e em primeiro lugar no campeonato deste ano - nem um jogador sequer foi lembrado para compor o chamado "Escrete Canarinho". Muito estranho. Muito estranho...

Que valores como nacionalismo, competência e amor pela camisa verde-amarela, que a ginga e o jogo bonito voltem a ser uma constante nas próximas seleções.

Quanto a Felipão, que assumiu o "mea culpa", é um tremendo autoritário, que não gosta de ouvir opiniões contrárias à sua, deve ser defenestrado, tão logo possível, do comando da Seleção. É um falastrão incompetente. Montou um time todo em torno do talento do Neymar e nada mais...

Continua achando que fez "o mais correto e o melhor". Que preparo psicológico é este em que há um "apagão" no time com a ocorrência de um primeiro gol? Triste, muito triste. Vexaminoso, vergonhoso para todos nós. Humilhante mesmo, esse placar de 7 a 1.

Seu tempo acabou, Felipão...

JANAUBENSE NO FINAL DA COPA
Share

O respeito a Minas Gerais

08 Julho 2014

Hamilton Trindade

O  fato de estarmos em COPA do MUNDO, o que seria assunto de momento e o desabamento do viaduto em BH, ou a segurança e a organização de todos os eventos da Copa, por todo o Brasil e que cresceram a posição de Dilma no cenário político eleitoral, não são impeditivos para se deixar de cobrar mais respeito a Minas. Desconhecer as grandezas de Minas e a sua importância no passado, no presente e no futuro, como a síntese de todo o país, nas suas colorações diversas, na sua densidade de terras de produção de campo da agricultura e da pecuária, da mineração e dos gazes, na sua força das indústrias que aqui vicejam e prosperam, na sua pujança na área da tecnologia e do conhecimento, nas suas universidades e faculdades, na área da medicina e das profissões liberais, na suas representações de entidades de classes, patronais e de trabalhadores, na sua Polícia, das mais sérias e respeitadas.

Share

Festival de Inverno mostra patrimônio de Grão Mogol

08 Julho 2014

Abertura será nesta quinta-feira às 19h no Presépio Mãos de Deus

Alberto Sena

Desde hoje cedo, Grão Mogol ganhou faixas coloridas em vários pontos importantes da cidade, faixas que nada tinham a ver com o jogo de Brasil contra Alemanha. As faixas eram sinais de que a atmosfera do I Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé já se faz presente.

Imagina um grupo de atores convocados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para contar aos grãomogolenses o que foi apurado sobre Grão Mogol como sede do município, por meio de uma pesquisa acadêmica.

Share

40ª Expomontes

08 Julho 2014

Resultado do torneio leiteiro será divulgado na quarta-feira (9)

O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite, com uma produção nacional de nacional (23,16 bilhões de quilos). Minas Gerais é o maior Estado produtor de leite no País, respondendo por 30% da produção nacional, o que representa nove bilhões de litros.

O Norte de Minas produz 8 milhões de litros de leite por dia, podendo ir a 500 mil litros de leite durante o período de águas. A região representa 5% da produção total dos mineiros. “Nas “águas” produzimos 450 mil litros de leite por dia. Na seca, são 250 mil. Temos na região, 3 mil produtores com vacas em lactação”, afirmou Otaviano Pires, Diretor de Pecuária da Sociedade Rural e Presidente da Associação dos Criadores de Gado de Leite (ACGL).

Para dar visibilidade à cadeia com números expressivos, as duas entidades promovem, pela terceira vez, o Torneio Leiteiro na Expomontes.

Share

EXPOMONTES SOLIDÁRIA

08 Julho 2014

Três toneladas de alimentos arrecadadas no Parque de Exposições

A primeira edição do projeto Expomontes Solidária foi um sucesso. Ao todo, foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos, na noite desta segunda-feira (07), durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros.  A proposta foi criada pela Rede de Voluntariado da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI) e Lions Clube Internacional, em parceria com a Sociedade Rural e Cia Promoções.

Share

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE

08 Julho 2014

Serviço de Urgência atende a parturiente e a feridos no trânsito

Jerúsia Arruda

Na madrugada desta terça-feira, 08/07, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Macro Norte) realizou 6 atendimentos em decorrência de acidente de trânsito em Montes Claros.

Share

DOIS MORTOS EM ACIDENTES

08 Julho 2014

CAMINHÕES MATAM CAVALEIRO E MOTOCICLISTA

Dois caminhões estiveram envolvidos em dois acidentes de trânsito, com mortes, nas últimas 24 horas, na região norte-mineira.

Na noite de ontem, 7 de julho,  a Polícia Militar de Trânsito Rodoviário registrou um acidente na LMG 654, KM 49, em Coração de Jesus/MG. Um homem de 30 anos que andava a cavalo às margens da rodovia foi atropelado e morreu decapitado, no local. O acidente ocorreu por volta das 19h20 e, segundo o motorista de uma combinação, um caminhão Mercedes Bens e o semi reboque/SR GUERRA, ele  transitava pela referida rodovia, no sentido Brasília de Minas/Coração de Jesus, quando, ao efetuar uma manobra de ultrapassagem a uma motocicleta, da qual não soube fornecer maiores dados, foi surpreendido por um cavaleiro, que transitava na pista de rolamento no sentido oposto, não sendo possível evitar o acidente.

Share