SORRISO

SÉRGIO BASTOS (*)

O sorriso costuma ser o nosso melhor cartão de visitas, por demonstrar simpatia e alegria. Por isso, o sorriso tem uma grande influência nas relações sociais, na autoestima das pessoas e, consequentemente, na qualidade de vida.

Conhece aquele ditado que diz: “Sorrir é o melhor remédio”? Ele faz muito sentido no universo científico, uma vez que o sorriso ajuda a reduzir o estresse, traz benefícios ao corpo e à mente, e altera positivamente o estado emocional que melhora o bem-estar.

 

Destarte, o sorriso tem benefício terapêutico, principalmente durante o tratamento de doenças mais graves, pois tem o poder de alterar o estado emocional causando bem-estar e melhorando, assim, a qualidade de vida. E não existe nada mais exuberante e apaixonante que um belo sorriso.

O sorriso faz bem à nossa mente e ao nosso corpo, auxiliam no bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, e dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.

Sorria de alegria ao degustar uma deliciosa refeição, ao ler um bom livro, assistir uma peça cinematográfica, contemplar a natureza, após uma conquista, por exemplo, a conclusão de um curso que nos abrirá portas para novas oportunidades. Sorria... Sorria... Sorria...

O sorriso cativa e abre corações, por isso é poderoso e apaixonante. É remédio, é cura, é presente, é entrega, é ternura, é bondade, é amor, é partilha, é solidariedade, é comprometimento.

Muitas vezes, quando as palavras não são suficientes, um sorriso pode resolver muito. Ele é capaz de comunicar que estamos ali prontos para ajudar aquele que está passando momentos de dor. Ele contagia e faz com que o outro esqueça, mesmo por um breve momento, da dor que sente e sorri, ainda que momentaneamente. 

Quando a nossa rotina diária estiver pesada, desgastante, nada como um sorriso para nos aliviar desse momento tão difícil. O sorriso nos tira da carga negativa que os problemas nos impõem e tem a magia de mudar o nosso ponto de vista, dando-nos ânimos para seguir em frente, com um olhar positivo.

Faça do sorriso uma arma para dar um sentido positivo às situações difíceis que passa. Você verá que os resultados serão, com certeza, infalíveis e mágicos. Sorria para sua família. Sorria para aqueles que encontrarem pelo caminho, no seu cotidiano. Sorria para os que os ajudam na sua lida diária (secretária do lar, diarista, jardineiro, faxineiro, funcionário da sua empresa, etc.). Perceberá que o sorriso causa boas emoções e contagia a todos.

Um sorriso é um beijo sem toque e abranda o coração.

Sorria! O seu sorriso faz tão bem!

REFLETINDO...

Um sorriso é sinal de alegria. Quem sorri mostra que seu coração está cheio de alegria. Quando Deus nos abençoa, a resposta natural é ficar alegre e sorrir. O sorriso é uma expressão de louvor e gratidão a Deus. Em Jesus temos a alegria da salvação. Isso nos dá muitos motivos para sorrir. Passamos por momentos de tristeza, mas sabemos que Deus sempre vai nos devolver a alegria. No Céu vamos estar sempre felizes. Esse é um bom motivo para voltar a sorrir.

Temos, na Bíblia, vários momentos que Deus nos orienta para vivamos com alegria, como em Sl 126,2: “Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. Is 51,11 nos mostra: “Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão”. Quando Sara gerou Isaque, exclamou, em Gn 21,6: “E Sara disse: Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”. Em Sl 16,11, encontramos: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Tua presença, eterno prazer à Tua direita”. Em Jl 2,21, encontramos: “Não tenha medo, ó terra; regozije-se e alegre-se; O Senhor tem feitos coisas grandiosas!”

E miremos, sempre, na Eternidade!

Leia a Bíblia, diariamente!

Você já leu Bíblia hoje?

(*) Bancário aposentado e Cristão